Produtos

Velocidade da internet: como descobrir se recebi o que contratei?

Imagine a seguinte situação: você contrata um pacote de internet com uma velocidade X e, na hora de fazer o download de um vídeo, a velocidade parece estar abaixo daquela que você comprou. É de tirar qualquer um do sério.

As operadoras devem, por lei, respeitar os limites de velocidade de internet, mas caso isso não esteja ocorrendo, é possível descobrir.

Velocidade da internet: como descobrir

Todas as empresas precisam garantir em torno de 80% da velocidade firmada em contrato e 40% da velocidade em tempo real. Importante: esses números valem para download e upload. Para descobrir se a operadora está cumprindo a regra, existem sites que realizam esses testes em alguns minutos. Um dos mais conhecidos é o EAQ (Entidade Aferidora de Qualidade), organização que testa a qualidade da banda larga no país.

Algumas operadoras realizam uma entrega mínima de velocidade, e se justificam informando que existe uma variação, mas todas são obrigadas a fornecer essa média estabelecida pela Anatel. Se o consumidor notar que o acordo não está sendo cumprido, pode acionar a empresa fornecedora, o Procon e, em último caso, a Anatel.

Agora, se a velocidade contratada estiver abaixo do limite, o cliente pode solicitar ressarcimento ou cancelar o contrato sem pagar multa.

A velocidade na prática

Quando você navega na internet, os dados baixados para o computador precisam receber uma confirmação no servidor. Depois disso, o servidor retorna com novos dados para o usuário. Basicamente é assim que funciona o Protocolo de Controle de Transmissão (TCP), que é uma espécie de linguagem de comunicação entre os dois computadores.

Assim, para conseguir baixar arquivos rapidamente, é necessário que o upload também seja rápido. De forma geral, os planos oferecidos no Brasil têm taxas de upload na faixa de 10% das de download, o que é suficiente para acessar sites e baixar arquivos. Mas se o usuário estiver, ao mesmo tempo, conversando por videoconferência e subindo um filme para a web, as taxas de transferência de download podem cair de forma extrema. O conselho é sempre observar tudo o que está consumindo sua conexão. E nunca se esqueça de atualizar antivírus e programas de segurança e fazer uma varredura periodicamente para evitar invasões que, entre outras coisas, afetam a velocidade.

Mesmo que as provedoras de internet comercializem velocidades diferentes de transmissão, não existe nenhum mecanismo que garanta as performances. O propósito da internet é entregar os dados rapidamente e sem que ocorram erros, mas não é possível garantir isso. Fatores como picos de congestionamento de navegação influem diretamente na velocidade.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados