Produtos

Solar: o futuro da energia brasileira

A energia solar vem crescendo a cada ano no Brasil. O potencial tropical faz do nosso território um dos mais promissores para a geração de energia fotovoltaica. As soluções disponíveis trazem vantagens sustentáveis e altamente econômicas.

Certamente você já ouviu que o sol faz bem para a vida, dá energia, é importante para plantas, animais etc. Hoje vamos falar sobre a potência da luz que irradia da grande estrela do Universo: a energia solar.

A energia solar é captada por meio de painéis solares, eles recebem a irradiação solar diretamente e transformam a energia recebida em corrente elétrica contínua. Por meio de um inversor, a energia é transformada para corrente elétrica alternada, aquela que é consumida nas residências e empresas.

A história

As primeiras experiências com a energia solar aconteceram, no século 19, em 1839, e foram realizadas pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel, que observou o efeito fotovoltaico com eletrodos.

Na época, acreditava-se que a energia proveniente dos raios solares só seria usada por cientistas e em pesquisas, e que tal técnica jamais chegaria à população “comum”, pois tinha um custo muito alto. A era moderna da energia solar começou em 1954, com o químico Calvin Fuller, quando foi anunciada a criação da primeira célula fotovoltaica.

Benefícios da energia solar

Com o passar do tempo, a energia solar passou a conquistar mais espaço em razão das vantagens que apresenta. Hoje os benefícios que temos para o uso da energia solar são: a redução da poluição, baixa necessidade de manutenção, a geração ininterrupta, a diminuição da conta de luz, além da sustentabilidade.

Aqui no Brasil, o potencial de geração de energia solar é riquíssimo. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, diariamente incidem entre 4.444 Wh/m² e 5.483 Wh/m² no País.

Os benefícios dessa fonte de energia renovável também são vantajosos economicamente. Por isso, com foco em ideias que transformem a vida das pessoas, a ELSYS lançou no ano passado soluções para a geração de energia solar e já se faz presente em diversos estados brasileiros.

A redução de gasto, para quem usa energia solar, pode chegar até a 95% na conta de luz, fora a satisfação de poupar o meio ambiente e aproveitar o enorme potencial energético do País.

 

[rock-convert-cta id=”3713″]

Quer conhecer mais sobre as soluções de energia solar da ELSYS? Veja mais na loja.

 

 

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados