Produtos

Saiba como não ficar sem TV no apagão analógico

A mídia está informando que, nos próximos meses, uma grande mudança ocorrerá nos sinais de transmissão de TV, o encerramento do sinal analógico.

A Elsys, preocupada com seus clientes que possuem aquela TV, modelo antigo, sem o conversor automático, criou um vídeo com a explicação do que é esse tal de “apagão analógico” e como continuar assistindo à TV normalmente. Para assistir ao vídeo acesse:

Saiba como não ficar sem TV no apagão analógico

O que é TV Digital aberta?

TV Digital aberta é uma nova tecnologia de transmissão de sinais de televisão, que proporciona gratuitamente ao telespectador melhor qualidade de imagens e sons e uma série de novos benefícios, como a interatividade e a mobilidade.

Quais os benefícios do sinal digital?

  • O sinal digital transmite sinais com melhor qualidade do som e imagem, mantendo a nitidez, sem aqueles chuviscos, e com o som mais limpo.

  • Possui excelente resolução de imagem. Enquanto a TV analógica oferece apenas 480 linhas, a TV digital oferece 1080, ou seja, proporciona alta qualidade e imagens melhores.

  • O sinal digital possibilita maior interatividade e inclusão digital. As emissoras poderão fornecer informações adicionais aos telespectadores, como o resumo da novela, os nomes dos atores, dentre outras funcionalidades.

  • TV móvel e portátil – O sinal digital poderá ser utilizado em equipamentos móveis, como por exemplo televisores em veículos, notebooks com receptores de TVs e aparelhos celulares.

  • Com a utilização do sinal digital ocorrerá a liberação de frequências para companhias telefônicas ampliarem a rede de banda larga móvel, conhecida como 4G.

Preciso trocar minha TV?

Não precisa. Se você possui aquela TV de tubo, sem conector integrado, a Elsys possui receptores que deixarão sua TV funcionando normalmente, com a mesma qualidade de uma TV nova.

apagao analogico - não troque sua tv

Por que o Brasil está mudando?

O Brasil foi um dos países pioneiros nos estudos sobra a implementação da TV digital. Em 2003 o Ministério da Comunicação financiou pesquisas sobre o assunto, que envolveu mais de 80 universidades.

Com estes estudos o Brasil escolheu o padrão japonês, com alguns ajustes e modificações, que permite a interatividade plena entre as audiências e os emissores, proporcionando a comunicação bidirecional.

Seguindo os países de primeiro mundo que aderiram à TV digital no início do século XXI, o Brasil espera melhorar a qualidade das informações transmitidas, liberar partes do espectro eletromagnético para uso em outras finalidades, como a internet móvel, e permitir uma série de inovações, como serviços multimídia.

Fontes: Nexo Jornal e Melhor Antena

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados