Produtos

Painel de LCD e sol. Um não foi feito para o outro

Primeiro, temos que esclarecer uma coisa importante: as chamadas TVs de LED, na verdade, têm suas telas de LCD, como suas antecessoras; o que mudou foi a forma como são iluminadas para produzir as imagens – as lâmpadas fluorescentes foram substituídas por lâmpadas de LED. Dito isso, vamos ao que interessa. Se você leu atentamente o manual da sua TV, deve ter se deparado com alguma informação como esta ou semelhante: “Para evitar danos ao produto, nunca o deixe em contato direto com a luz solar”. E se não leu, fique atento ao que vamos esclarecer a seguir.

Reflexos indesejáveis

A maioria dos equipamentos multimídia que estão presentes em nosso dia a dia como TVs, notebooks, computadores, tablets e smartphones são equipados com esse tipo de tela. E não é difícil perceber que, quando exposta ao sol, a tela de LCD tem a qualidade da imagem comprometida. Mesmo a que tem um sistema de reflexão mais avançado, perde muito do seu contraste, do brilho e da fidelidade das cores. Basta alterar o ângulo do aparelho para entender melhor o que estamos falando.

Raios ultravioleta

A exposição contínua desses equipamentos à luz solar, com certeza, vai provocar danos irreparáveis. Afinal, o calor do sol deforma o plástico que compõe a maioria deles, como as molduras das telas, por exemplo, e também afeta os componentes eletrônicos internos, que são muito sensíveis. Além disso, os raios ultravioleta causam a deterioração dos produtos químicos do LCD. Aos poucos, a tela vai perdendo definição, além do contraste e do brilho. Podem até aparecer manchas. Enfim, a vida útil do seu aparelho fica bem mais curta.

Dicas

Evite expor seus equipamentos com telas de LCD ao contato direto e prolongado com a luz solar. Em ambientes internos, mas com muitas janelas, o uso de cortinas ou de filmes nos vidros, auxilia tanto na proteção, quanto na melhor visualização.

Fonte: TecMundo/Clube do Hardware

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados