Produtos

O que fazer para melhorar o sinal da internet dentro de casa

Hoje em dia é comum que casas com computadores também tenham acesso à rede via Wi-Fi. Muitos preferem os notebooks em vez dos desktops em virtude da comodidade e da praticidade, além do uso massivo de smartphones.

Ocorre que algumas vezes a conexão Wi-Fi pode apresentar problemas, desencadeados, por exemplo, pelo mau posicionamento do roteador. Por isso, a Elsys apresentará a seguir algumas dicas de como resolver, de uma vez por todas, os problemas que você possa ter com o Wi-Fi.

1. Atualize seus equipamentos.

A tecnologia Wi-Fi está em constante evolução, assim como os equipamentos eletrônicos. Por isso, sempre que possível, atualize seus aparelhos e garanta assim maior velocidade e confiabilidade na transmissão de dados.

2. Escolha um bom lugar para posicionar seu roteador.

O roteador deve ficar posicionado em um local livre de obstáculos por ser um equipamento que transmite sinal através de ondas de rádio. Por isso nunca o deixe escondido – prefira um local mais centralizado na casa para garantir a melhor cobertura. Opte também por um lugar alto, como em cima de uma prateleira ou fixado na parede, por exemplo.

3. Utilize um canal de transmissão que esteja liberado.

Como os roteadores funcionam através da transmissão de ondas de rádio, é importante que o sinal seja transmitido sem interferência. Para isso é necessário utilizar um canal de comunicação que não interfira em outros aparelhos.

4. Evite aparelhos que causem interferência no roteador.

Diversos equipamentos podem interferir em sua rede Wi-Fi, como telefones sem fio e fornos de micro-ondas, por exemplo. Por isso, prefira adquirir aparelhos de telefone ou roteadores com frequências diferentes. Se não for possível, posicione-os o mais distante possível um do outro.

5. Mantenha sua rede segura e livre-se dos ladrões de sinal.

Você tem senha no seu roteador e acha que está seguro? Muitas vezes não. Se sua senha for muito fácil, um vizinho oportunista pode estar roubando o sinal de sua rede, deixando-a lenta. Para evitar que isso aconteça, escolha um padrão de segurança mais avançado, como por exemplo o WPA.

Ao cadastrar uma senha, dificulte-a, misturando letras e números, e altere-a frequentemente. Também evite usar nomes que indiquem de onde é o sinal, como por exemplo “Wi-Fi do fulano”.

Mantenha sua rede segura e livre-se dos ladrões de sinal

6. Restrinja aplicativos que consumam toda a banda.

Programas de download, como o BitTorrent e jogos on-line, por exemplo, podem comprometer o sinal de sua rede Wi-Fi. Se em sua casa várias pessoas utilizam a mesma rede é provável que uma máquina esteja consumindo a maior parte da banda e restringindo o uso para os outros equipamentos.

Para resolver esse problema, você pode utilizar uma ferramenta presente em quase todos os roteadores Wi-Fi, chamada QoS (Quality of Service ou simplesmente Qualidade de Serviço). Essa ferramenta prioriza a transferência dos dados por protocolos, ou seja, você pode priorizar chamadas em vídeo na frente do Torrent ou bloquear completamente algum programa.

7. Utilize seu antigo roteador como um repetidor de sinal.

Se algum local de sua casa não consegue receber sinal adequadamente, você pode colocar um roteador antigo no meio do caminho para amplificar o alcance da rede. Para isso, verifique se o roteador que você possui traz essa função de fábrica.

Caso não traga essa função, você pode instalar o DD-WRT (firmware com poder de transformar o seu equipamento antigo em uma máquina com recursos modernos, entre eles a possibilidade de amplificar o poder das antenas e outras modificações).

Utilize seu antigo roteador como um repetidor de sinal

Depois de modificar o aparelho, configure o equipamento para que ele retransmita o sinal do primeiro roteador.

Fonte: Tecmundo

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados