Produtos

O que é Closed Caption e para que serve?

Quantas vezes, ao assistir televisão, nos deparamos com um sinal bem no canto da TV escrito Closed Caption?

Este sinal aparece de forma rápida e logo some dos logos das grandes emissoras brasileiras, mas a verdade é que nem todas as pessoas sabem exatamente o que é e para que serve o Closed Caption.

O que é Closed Caption?

Closed Caption é uma tecnologia que também pode ser chamada de legenda oculta. Na verdade, esse sistema consiste em transmitir as legendas dos programas que estão passando na televisão, para garantir acessibilidade aos deficientes auditivos.

Você já viu alguma vez um programa famoso com legendas? Alguns consultórios médicos e outros locais que exigem silêncio acabam usando o Closed Caption para deixar a imagem da TV sendo transmitida, mesmo sem o som, mas com as legendas.

Detalhes do Closed Caption

Como foi explicado acima, o Closed Caption foi desenvolvido para transmitir aos deficientes auditivos o máximo de realidade possível dos programas de televisão. Isso significa que as legendas não escrevem apenas as falas de personagens, apresentadores e outros protagonistas da telinha, mas também o que está acontecendo, como vaias, palmas, choro, grito, trovoada, silêncio e outras informações que podem somar informações relevantes no momento da decodificação do conteúdo.

 Onde fica?

O sistema fica oculto! As legendas estão ativas, porém só são visualizadas se o telespectador ativar o modo no menu da televisão, em uma função determinada. Essas funções costumam mudar muito pouco de uma fabricante para a outra. Em alguns casos, uma tela específica pode ser acionada para exibir o conteúdo com legendas.

Como é produzido o Closed Caption?

Para programas ao vivo, existem dois sistemas bastante conhecidos no mundo da televisão. O primeiro é chamado de estenotipia informatizada, utilizada pelas maiores emissoras do Brasil, com as falas dos apresentadores ou personagens digitadas de forma muito veloz.

Mas, e se o programa for gravado? Não tem problema! O Closed Caption será produzido da mesma forma, como se o programa gravado fosse ao vivo.

A segunda forma de fazer as legendas ocultas é o reconhecimento por fala, quando uma pessoa em uma sala fechada ouve o conteúdo da televisão e o fala para um programa de computador responsável por digitar o conteúdo. Este sistema é de custo mais baixo e muito utilizado por retransmissoras, emissoras menores e alternativas.

Índice de acertos do Closed Caption

Por ser um sistema computadorizado, o Closed Caption possui uma alta sensibilidade para decodificar sons e transformá-los nas letras correspondentes. O resultado é de 95% de acertos, tanto na estenotipia informatizada quando no reconhecimento por voz.

Cabe destacar que o Brasil é um país com reconhecimento internacional na qualidade da produção de televisão e suas tecnologias, o que favorece a implantação de novas metodologias de trabalho.

Idiomas

O Brasil possui o Closed Caption em português. Em poucos casos, e somente em filmes, é possível encontrar a legenda oculta em outro idioma.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados