Produtos

O que é a entrada HDMI?

Todos os equipamentos de vídeo, conectores, sistemas de transmissão e outros componentes possuem suas características, que basicamente servem para que o consumidor conheça e saiba suas vantagens e desvantagens. Na hora da compra, é importante dominar alguns detalhes técnicos sobre os novos equipamentos eletrônicos para compreender o que se está comprando, ter bagagem suficiente para conversar com vendedores e consciência de um bom investimento.

Pensando em tudo isso, vamos explicar agora o que é a entrada HDMI e qual é a sua importância nos equipamentos eletrônicos modernos.

Entrada HDMI

O HDMI, sigla para High-Definition Multimedia Interface, é uma forma de conexão para tecnologia de alto desempenho, desenvolvida para a transmissão de áudio e vídeo em apenas um cabo. Para refrescar sua memória, antes do HDMI era necessário um cabo para áudio e outro para vídeo.

O HDMI é completamente digital e amplamente usado em aparelhos eletrônicos como DVDs, Videogames e Blu-Rays. Essa tecnologia proporciona ao usuário sons e imagens com definição absoluta.

O que é a entrada HDMI

Cabos e conectores HDMI

A tecnologia HDMI é superior em qualidade de imagem e som, e conta com sistemas de encaixe próprios. O HDMI é o mais compacto dos conectores do mercado, estando disponível ao consumidor nos tipos HDMI tipo A e HDMI tipo B.

O HDMI tipo A tem 19 pinos e é o mais conhecido, sendo então o conector mais popular e que possui compatibilidade com outra tecnologia chamada de DVI-D. Por isso, o cabo pode ser formado da seguinte maneira: uma cabeça em HDMI e outra em DVI.

O HDMI tipo B é um conector produzido para gerar qualidade e elevadíssimo desempenho, sendo operacionalizado em dual link, o que praticamente duplica a capacidade de transmissão de dados que acontece no interior do seu cabo.

Para que serve o HDMI?

Basicamente, a tecnologia HDMI é implantada para garantir o máximo de resolução e qualidade de áudio e vídeo. Por causa da sua garantia de qualidade, ela está sendo encontrada com mais facilidade em equipamentos populares e de sucesso como o PlayStation 3, aparelhos de DVD, equipamentos com leitores de Blu-Ray, notebooks, câmeras fotográficas e equipamentos de filmagem.

É muito provável que você já tenha em sua casa ou no seu trabalho aparelhos que utilizam HDMI, mas como, até então, as informações técnicas não estavam ao seu alcance, você não havia reparado nas possibilidades que essa tecnologia traz.

Diferença do HDMI para outras entradas de vídeo

A diferença entre o HDMI para outras entradas de vídeo está na qualidade do áudio e do vídeo transmitidos por um sistema compacto de cabo e conector. É a união do melhor da tecnologia digital com a praticidade de um único cabo.

A busca por uma imagem de alta resolução se tornou um grande diferencial, e fez a tecnologia HDMI aparecer como um modelo de alto padrão. Os sistemas de HDMI funcionam com resoluções medidas em pixels, um modo de definição de imagem e resolução gráfica muito difundido por causa dos computadores e já bastante conhecido pela maioria dos consumidores.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados