BLOG POST

9 de novembro de 2021




Leilão do 5G no Brasil

Descubra quais companhias serão responsáveis pelo uso da tecnologia

Ocorreu na semana passada o leilão do 5G. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), leiloou os lotes de faixas de frequência: 700 MHz (megahertz); 2,3 GHz (gigahertz); 3,5 GHz; e 26 GHz. Somados os lances validados chegam a R$ 7,089 bilhões.

As faixas de frequência são como grandes avenidas criadas para transmissão de dados. Cada uma delas foi separada por blocos: regionais e nacionais. Os resultados foram:

 

Faixa 700 MHz
A Winity II Telecom arrematou o primeiro lote do leilão do 5G. Com isso, a empresa terá autorização para oferecer o serviço no país.

 

Faixa de 3,5 GHz (lotes nacionais)
A Claro, a Vivo e a Tim, já conhecidas pelos brasileiros, ficaram com os três lotes na faixa de 3,5 GHz (gigahertz). Essa faixa é considerada a principal do leilão do 5G, pois é a mais usada no mundo inteiro, possui capacidade de transmissão de altíssima velocidade, sendo ideal para áreas urbanas. Além disso, esse lote é importante pois as frequências são nacionais, ou seja, a operadora pode trabalhar em todo o Brasil.

Faixa de 3,5 GHz (lotes regionais)
Norte e no estado de SP, salvo exceções: Sercomtel.
Nordeste e Centro-Oeste, salvo exceções: Brisanet.
Sul: Consórcio 5G.
Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, salvo exceções: Cloud2U.
Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo: Algar Telecom.

 

Por serem lotes regionais, as empresas somente oferecerão internet 5G em regiões específicas do país. Teremos novas operadoras que pela primeira vez possuem suas próprias frequências (Brisanet, Clou2U, Consórcio 5G).

 

Faixa de 2,3 GHz (lotes regionais)
Norte, Centro-Oeste, Sul e estado de São Paulo: Claro.
Nordeste: Brisanet.
Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais: Vivo.
Sul de Minas, Goiás, Mato Grosso e São Paulo: Algar Telecom.

 

Com relação a faixa 2,3 GHz, a Anatel exige que em contrapartida as empresas disponibilizem cobertura 4G nas regiões que não possuem acesso à tecnologia. As companhias terão que garantir redes 4G ou superiores em 95% nos municípios com menos de 30 mil habitantes, além de localidades específicas listadas no edital.

 

Faixa de 26GHz (lotes nacionais)
Autorização de 20 anos para exploração da faixa: Claro e Vivo.
Autorização de 10 anos para exploração da faixa: Tim.

Faixa de 26GHz (lotes regionais)
Autorização de 20 anos para exploração de faixa.
Região Sul, SP, RJ, ES e MG: Tim.
Triângulo mineiro e localidades de MS, GO e SP: Algar Telecom.
Triângulo mineiro e localidades de MS, GO e SP: Flylink.

Autorização de 10 anos para exploração de faixa:
Região sul, SP, RJ, ES e MG: Tim.
Estado de SP: Neko.

A Anatel exige que em contrapartida as empresas disponibilizem internet de qualidade às escolas de educação básica do país. A faixa de frequência 26 gigahertz é considerada ideal para coberturas de espaços específicos e novas tecnologias, como a Internet das Coisas e automação industrial.

Após a homologação do resultado do leilão do 5G, que deve ocorrer pelos próximos dias, a Anatel deverá criar um Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (GAPE), que será formado por representantes da agência, membros do Ministério das Comunicações, do Ministério da Educação e representantes de cada uma das empresas vencedoras.

A Elsys está se preparando para o processo de migração da Banda C, que deve acontecer em breve. Para isso, está fazendo o recadastramento da sua Rede Credenciada no SIGE. Não fique de fora! Se você já é um parceiro Elsys, faça agora mesmo o seu recadastramento no SIGE e aproveite as oportunidades da migração!

Recadastramento no SIGE: você preparado para as oportunidades da migração!

Caso não tenha mais acesso ao SIGE, clique em “Esqueci minha senha”, insira o CNPJ e clique em “Ok”. Você irá receber no e-mail cadastrado um passo a passo para redefinição de senha. Caso queira ser um parceiro Elsys, envie um e-mail para credenciamento@elsys.com.br.

 


« Voltar




Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Pin It on Pinterest