Produtos

Energia solar no inverno

Normalmente associamos energia solar com o verão e suas altas temperaturas, mas não é bem por aí. A eficiência do painel solar varia conforme a temperatura ambiente, quanto mais quente menor será a eficiência. Vamos explicar: os equipamentos funcionam transformando a luz solar em energia, não o calor. Porém, as temperaturas influenciam sim no processo!

Os paineis solares possuem silício em sua composição. O silício é um material semicondutor que perde eficiência com o calor. O painel solar é dividido em células. Cada uma dessas células é constituída por duas camadas de silício combinadas com outros elementos químicos para dividir a célula em camadas conhecidas por tipo P (camada de lacunas) e tipo N (camada de elétrons). Os fótons vindos do sol dão energia para o elétron fazer o salto entre camadas, assim gerando um fluxo de elétrons que conhecemos como corrente elétrica. Uma corrente contínua de eletricidade é criada e transformada, através do inversor, em corrente alternada, utilizada nas residências.

Como a radiação solar se mantém presente no inverno e em dias nublados, o sistema continua a gerar energia o ano todo.

Agora que você já sabe que o sistema fotovoltaico funciona em todas as estações, tá esperando o que para comprar o seu? Fale com um de nossos especialistas através do número 19 2101-0542.

 

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados