Produtos

Diferença entre UHF e VHF

Qual será a diferença entre UHF e VHF? Para obtermos essa resposta, é importante conhecermos melhor o conceito de cada uma dessas tecnologias. Confira!

O que é UHF?

UHF, sigla para Ultra High Frequency, significa um sistema de frequência ultra alta, que funciona em uma faixa que vai de 300 Mhz até 3 GHz. Seu espaço de frequência é utilizado para canais de televisão. Sua faixa é recomendada para áreas urbanas e condensadas devido a sua condição de invasão de espaços sólidos como prédios, aços e outras composições.

O que é VHF?

VHF, sigla para Very High Frequency, significa um sistema de frequência muito alta nas faixas de radiofrequência, estando nas posições que se encontram entre 30 e 300 MHz. Quer um exemplo do emprego da tecnologia VHF? As emissoras de rádio em FM!

Mas não é só o rádio FM que usa a VHF, pois o sistema de frequência fica disponível também para a comunicação de embarcações, aviões e rádios amadores. É uma faixa de frequência adequada para zonas distantes e rurais, por exemplo.

Como fazer a escolha entre UHF e VHF?

Os sistemas UHF e VHF são utilizados em equipamentos sem fio, uma vez que tratam de frequências que estão sendo transmitidas em ondas, no qual o aparelho tem um receptor para captar o sinal.

Quando for escolher entre UHF e VHF, a recomendação fica para sistemas que contenham diversidade. No caso dos sistemas UHF, a diversidade é muito importante, uma vez que essa frequência apresenta maior perda de sinal.

Diferença entre UHF e VHF

Para grandes centros urbanos, regiões metropolitanas, cidades grandes e até mesmo parques industriais, a recomendação é utilizar UHF, tecnologia que tem o poder de fazer com que o sinal seja capaz de adentrar locais construídos pelo homem com mais facilidade, sem perda da qualidade.

Quando os aparelhos sem fio são utilizados em cidades menores e afastadas, a VHF é recomendável, sendo a frequência preferida também em países de tecnologia sofisticada, como Estados Unidos e Canadá.

Vantagens de utilizar VHF e UHF

Se você está viajando ou em deslocamento, saiba que as frequências VHF e UHF podem apresentar problemas de qualidade de sinal. Isso ocorre por que os canais, tanto em VHF como em UHF, utilizam a mesma frequência em lugares distintos, o que pode gerar interferências. Neste caso, escolha a UHF de frequência ágil para melhorar o seu sinal.

Em equipamentos sem fio como radiocomunicadores, TV, Rádio em FM e outros funcionando no mesmo lugar, a melhor tecnologia para sistema de frequências é a UHF, justamente pela quantidade de frequência disponível, maior do que a VHF, o que diminui substancialmente as ocorrências de interferências.

Se você está interessado em captar sinal com antenas pequenas ou camufladas, saiba que a UHF é mais viável. Em relação ao preço, a tecnologia que trabalha com VHF é mais acessível, e acaba sendo uma boa opção, porém a UHF é recomendável para a garantia de sinal com qualidade, diminuição de problemas com interferências e para outras situações específicas.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados