Produtos

Dia dos pais: curiosidades e dicas

Sabia que comemorar o dia dos pais no segundo domingo de agosto é só no Brasil? A data é prestigiada em diversos países, mas cada um tem o motivo e o dia específicos. Achou interessante? Veja nosso texto e já confira as dicas de presentes para o seu paizão. 

 

As datas comemorativas sempre são especiais, seja por causa da surpresa que será feita ou pela ligação que será dada ou recebida e até mesmo pelo post nas redes sociais homenageando a pessoa tão amada. E o dia dos pais está chegando para alegrar o coração de muitos.

 

No Brasil

Pensando nisso, vamos falar sobre a história dessa data que foi criada por uma publicitária do jornal O Globo com intuito de vender anúncios. O dia 16 de agosto foi nomeado como “Dia do papai” em 1953, clique aqui para ver a primeira propaganda sobre a data no jornal. O dia foi escolhido por ser o dia de São Joaquim, que na igreja Católica é pai de Maria, Nossa Senhora.

 

O significado deu tão certo que depois do segundo ano passou a ser comemorado em todo o Brasil e se transformou em uma das datas mais especiais do País. Com o tempo, o dia foi ajustado para o segundo domingo do mês para melhor flexibilidade na comemoração como é feito no dia das mães.

 

A origem

No entanto, o dia dos pais não foi inventado pelos brasileiros. Reza a lenda que há mais de 4 mil anos atrás, um príncipe da Babilônia chamado Elmesu, esculpiu em argila um cartão no qual desejava sorte, saúde e vida longa ao pai.

 

Outros países

Em alguns países católicos da Europa como, Portugal, Espanha e Itália o dia é comemorado em 19 de março. Essa data tem origem por causa de São José, marido de Maria, mãe de Jesus Cristo. Desta forma, foi sendo criado uma relação natural e a data foi consagrada.

 

Já nos EUA, o dia dos pais foi definido pela gratidão e amor de uma filha. Sonora Dodd era órfã e durante uma missa de dia das mães teve a ideia em homenagear seu pai que criou ela e mais cinco irmãos sozinho. Sendo veterano da Guerra Civil não foi difícil que a Sonora convencesse a justiça sobre a criação da data comemorativa lá em 1910. Primeiramente, foi definida em 19 de junho, no dia do aniversário do pai viúvo, mas em 1966 após ser expandida para todo o país a data oficial ficou no terceiro domingo de junho.

 

Por fim, algumas curiosidades… Na China e em Taiwan a data é bem próxima a nossa, dia 8 de agosto. Já na Rússia a celebração acontece em 23 de fevereiro por causa do Dia do Defensor da Pátria. E na Romênia o dia dos pais é comemorado junto ao dia das mães, diferente né?

 

Dicas ELSYS

Bom, não importa onde você está, o importante é você homenagear o seu pai da maneira que ele merece e para isso temos algumas dicas para você. Com os fones e caixas bluetooth ELSYS você pode escolher o presente que tem mais a cara do seu paizão e o melhor é que a linha de acessórios está com desconto de 15%. Ah, sabe o que mais está com esse desconto? Se seu pai for aquele superprotetor vai amar, toda a linha de segurança com câmeras Wi-Fi, videoporteiros e fechaduras está garantida. Já nosso Streaming box o desconto é de 20% e o bom é que você também pode curtir junto com ele! Para garantir esses descontos é só acessar a loja online!!

 

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados