Produtos

Como funcionam os inversores de energia solar

Em um sistema comum de energia solar fotovoltaica temos estágios diferentes de como a energia elétrica é disponibilizada. Os módulos, componentes principais do sistema, fornecem energia elétrica em corrente contínua, ou seja, a energia permanece constante durante todo o período de fornecimento.

Entretanto, corrente contínua não é usual para a maioria dos equipamentos e eletrodomésticos de uso cotidiano que funcionam em corrente alternada. Neste caso é necessário condicionar a energia. O inversor desempenha este papel, ele irá receber em sua entrada a corrente contínua dos módulos e a converterá, através de um processo eletrônico, em corrente alternada.

Aparelhos que funcionam com corrente contínua: os aparelhos que funcionam com corrente contínua são todos que utilizam pilhas e baterias, carregadores de celulares, computadores e lâmpadas.

Aparelhos que funcionam com corrente alternada: podemos destacar os com motores, como os liquidificadores, batedeiras, máquinas de lavar, ventiladores, etc.

 

Tipos de inversores

Os modelos mais comuns são os inversores autônomos e os inversores conectados à rede. Os inversores autônomos são relativamente simples e atuam com um controlador de carga, disponibilizando em sua saída 127VCA ou 220VCA. É importante ressaltar que estes inversores não se conectam com a rede elétrica.

Os inversores conectados à rede são equipamentos que se conectam em paralelo a rede elétrica pública para exportar a energia solar excedente. São inversores que possuem inteligência interna para condicionamento e otimização da energia elétrica fotovoltaica.

Os inversores Elsys são do tipo de conexão à rede elétrica. Seus modelos abrangem sistemas monofásicos, bifásicos e trifásicos em níveis de tensões de 220VCA e 330VCA. Nossos inversores contam com um avançado algoritmo de MPPT para extrair a máxima energia dos módulos fotovoltaicos e um sistema de monitoramento completo que nos possibilita visualizar todos os aspectos da usina e suporte técnico remoto. Nossos inversores possuem 7 anos de garantia e uma equipe técnica de suporte para atendimento às necessidades dos instaladores e clientes finais.

Ficou com alguma dúvida? Você pode falar com um de nossos especialistas! Entre em contato através do WhatsApp (19) 2101-0542.

 

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados