Produtos

Como funciona internet via satélite

A internet evoluiu em grande velocidade, o que acarretou em um grande número de usuários.

Nos grandes centros urbanos, a infraestrutura para atender esta demanda foi instalada num piscar de olhos. Mas em cidades distantes ou em áreas rurais, a falta de investimentos sempre foi um problema que impossibilitou as pessoas de se conectarem com o mundo. E foi de olho nesse cenário que o serviço de internet via satélite foi desenvolvido.

Nos dias atuais, o uso da tecnologia via satélite possibilita que o acesso à internet ocorra de forma muito mais rápida e com maior qualidade. A velocidade de acesso à internet através de satélite pode ser até dez vezes maior que uma conexão discada. O que é internet via satélite?

A internet via satélite é uma forma de acesso à internet que permite altas taxas de transferências de dados, sendo que sua comunicação é feita do cliente para o satélite e do satélite para o servidor. Da mesma forma que a maioria dos serviços de banda larga, a transmissão por satélite se faz de modo bidirecional, ou seja, recebe e envia dados.

Atualmente existem planos de internet via satélite utilizando Banda Ka, Banda Ku e Banda C.

Enquanto os outros sistemas de acesso à internet exigem uma infraestrutura de rede terrestre, a conexão via satélite exige apenas uma antena que irá receber e enviar os sinais ao satélite.

internet via satelite a melhor opcão

Para os municípios não atendidos pelas redes telefônicas terrestres, por redes de fibra ótica, ou por comunicações via rádio, o satélite se torna a única solução para se obter acesso à internet. Uma vez conectado o usuário, pode criar redes internas, redes sem fio ou repetidoras via rádio para facilitar a comunicação entre pontos distantes.

O que é necessário para utilizar internet via satélite?

Assim como qualquer serviço banda larga, a internet via satélite precisa de alguns equipamentos em sua residência para poder converter o sinal da internet em dados que o computador possa interpretar. A diferença é que, ao utilizar a banda larga via satélite, você necessita de dois modens, ao invés de um só, e de uma mini antena parabólica.

Como funciona?

A banda larga via satélite funciona de forma muito semelhante a DCL comum. No entanto, ao invés dos dados passarem por um cabo longo, eles são acessados por uma velocidade muito maior, visto que o satélite tem uma conexão direta com a antena que o usuário tem em casa.

Fontes: Rural Web e canal Youtube “De tudo um pouco”

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados