Produtos

Como a inteligência artificial pode ajudar no trânsito?

Tecnologia cada vez mais presente no cotidiano das pessoas tem sido descoberta por todas as áreas. No tráfego, a Inteligência Artificial (IA) ajuda a melhorar fluidez, o movimento nas vias e a observar o comportamento dos motoristas.

Já abordamos aqui a inteligência artificial, e, como há novidades nessa área a todo o momento, vamos falar um pouquinho mais dela. Você sabia que a IA pode ajudar a melhorar o trânsito nas cidades e nas estradas?

Os órgãos de monitoramento de trânsito, concessionárias de rodovias e as polícias utilizam imagens em tempo real para acompanhar os deslocamentos. A inteligência artificial analisa cada fragmento de imagem, a velocidade dos veículos e o comportamento dos motoristas.

Com isso, os responsáveis conseguem melhorar a gestão, a sinalização de um trecho que esteja deficitária e até a vida no entorno do local. Isso ajuda na fluidez da vida urbana, porque não há a necessidade de parar o veículo no meio do percurso. Tudo é feito em movimento, trazendo agilidade para a atuação necessária.

Cidades Inteligentes

Cidades tecnológicas com inteligência artificial

A inteligência artificial se tornou tão importante para a forma de locomover nas cidades que pesquisadores do Instituto Alan Turing, de Londres, juntamente com a Toyota Mobility Foundation, no Japão, lançaram um projeto para aprimorar os sistemas de gerenciamento de tráfego por meio dela.

Já nos Estados Unidos, em Pittsburgh, pesquisadores estão trabalhando com gestores municipais para o controle de tráfego desde 2012. A empresa responsável pelo uso da IA afirma que os tempos de viagem na cidade caíram 2%.

Isso nos faz pensar: será que o mundo vai ser dominado pela inteligência artificial? Ainda não sabemos… A tecnologia se desenvolve buscando a velocidade da luz e trazendo novidades para o nosso cotidiano. Na ELSYS, com toda a certeza, a IA vai ser usada para transformações em sua vida.

 

 

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados