Produtos

Atenção, seu smartphone pode estar sendo hackeado!

Isso mesmo! Não são só os computadores ou notebooks que correm esse risco. Os smartphones também podem ser atacados por vírus que visam apenas danificar o sistema operacional ou até roubar dados confidenciais. Então, cuidado!

Ficou lento

O importante é ficar atento. Se o seu aparelho ficar lento, inclusive para navegar na internet, desconfie. Pode ser que algum vírus do tipo malware tenha sido instalado maliciosamente e fique operando em segundo plano, espionando suas operações e isso deixa o sistema lento. Superaquecimento e desgaste rápido da bateria também podem ser indicativos de problemas com invasores.

Mensagens perigosas

Outro alerta pode estar em mensagens que você não enviou, mas que partiram do seu smartphone. Como? Esses vírus cuidam disso espalhando mensagens falsas que podem ser desde um alerta de atualização até ofertas imperdíveis. Isso também pode atingir seus e-mails. Por isso, faça uma varredura nas suas mensagens e exclua tudo que parecer suspeito.

Aplicativos

Eles tornam a nossa vida bem mais prática, mas também podem ser perigosos. Todos os dias, milhares deles são lançados no mercado, muitos para testes e muitos com as piores intenções. Por isso, antes de instalá-los, verifique a origem, as opiniões dos usuários e tome cuidado com as imitações, que são bastante comuns.

Consumo

Fique atento também ao consumo, tanto da internet como da linha telefônica. Um súbito aumento pode ser um indicativo de que alguém além de você está usando o seu smartphone remotamente. Além disso, alguém pode estar gravando as suas ligações na tentativa de extrair alguma informação importante ou sigilosa.

Previna-se

Instale um antivírus reconhecido. Sempre que possível, use senhas nos aplicativos e que estas sejam difíceis de decifrar. Evite clicar em pop-ups. Redes abertas de wi-fi podem ser perigosas e devem ser evitadas. Atualize sempre o sistema do seu dispositivo quando o fabricante indicar.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados