Produtos

Conexão total. Fique por dentro das opções de entradas e saídas das TVs e monitores

São muitos os aparelhos que podem ser conectados à TV ou ao monitor que você tem na sua casa. Dependendo do modelo, são mais ou menos opções: receptores de TV por satélite, por assinatura, conversores de sinal digital terrestre, DVD Blu-Ray, videogame, home theater notebooks e mais ainda. Por isso, é melhor saber onde conectar cada um deles.

Então, vamos lá!

VGA

A conexão azul é bastante conhecida e uma alternativa para conectar os notebooks ou PCs às TVs ou monitores. É digital, mas não transmite imagens em alta definição nem áudio.

 

RF – Radiofrequência

Essa conexão a maioria conhece, pois já equipa os televisores desde os modelos de tubo. É usada ainda hoje para conectar as antenas com sinal terrestre, via satélite ou das TVs por assinatura. Mais antigamente, os videocassetes e videogames também usavam.

Vídeo Composto

Apesar de ser uma das primeiras conexões, ainda analógica, é muito usada, pois está presente na maioria dos equipamentos. Recebe três cabos, dois para áudio estéreo, um vermelho e outro branco, e um cabo para vídeo, amarelo. É um verdadeiro quebra-galho em muitos casos.

S-Vídeo

Não chegou a emplacar como outras conexões. Também analógica, é uma entrada apenas de vídeo, que suporta resoluções melhores até 576i. O sinal que ela recebe vem com a luminância (preto e branco/brilho contraste), separado em cores. Para recepção de áudio, é necessária a conexão de outro cabo, que pode usar as entradas branca e vermelha do vídeo composto.

entrada video componente e s-video

Vídeo Componente

É semelhante à entrada de vídeo composto, entretanto, com mais qualidade na imagem recebida, que vem dividida em três sinais: luminância (preto e branco/brilho contraste), o vermelho e azul. Os cabos dessas conexões podem ou não vir acompanhados também pelos cabos de áudio. Entre as soluções, a analógica é a melhor.

HDMI

Essa é a conexão da vez, encontrada em praticamente todas as TVs ou monitores e também em DVDs, videogames, notebooks, entre outros.
Digital e de alta definição, oferece resoluções de até 1080p, suportando qualquer formato de vídeo e até 8 canais de áudio. É a melhor opção para se obter qualidade, tanto de imagem como de som no mesmo cabo.

DVI

Digamos que seja a evolução do VGA, pois oferece melhor qualidade de imagem. Não é tão comum nos aparelhos de TV, mas pode ser encontrada nos monitores para computadores voltados para edições de imagem e games.

Áudio Óptico

O melhor som vem através da luz. Essa conexão, não muito usada por aqui, transfere o áudio com altíssima qualidade, pois seu cabo é livre de qualquer interferência que aparelhos próximos poderiam causar. É o verdadeiro som de cinema.

Lan/WiFi

Num mundo tão conectado como o de hoje, nada mais natural que uma entrada para conectar a TV ou monitor a uma rede. E essa conexão pode ser física, através de cabo pela porta lan, ou sem nenhum cabo via wifi como na maioria das Smart TVs fabricadas hoje em dia.

Fontes: Tecmundo/Dataplus

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados