Produtos

7 Mitos e verdades sobre a bateria do seu celular

Chega de “achismos” sobre a bateria do celular, né? Para isso, listamos aqui algumas coisas que todo mundo fala quando o assunto é esse. Leia e aumente a vida útil da energia bateria do seu smartphone!

Bateria viciada

Mito. O desempenho original de uma bateria nunca será o mesmo após anos de uso, tenha isso em mente. Se a sua descarrega rápido demais, não significa que está viciada, apenas que está desgastada pelo tempo. Vício acontecia quando elas eram feitas de níquel Cadmo, pois possuíam memória. Hoje praticamente todas são de íon de lítio.

É necessário fazer a primeira carga completa ao comprar um aparelho

Mito. Isso acontecia quando as baterias viciavam. Os celulares que são vendidos hoje em dia vêm com carga parcial, e recarregar completamente não vai influenciar no desempenho.

Prejudica o aparelho deixá-lo descarregar até desligar

Verdade. Ironicamente, a tecnologia de íon de lítio não foi feita para zerar completamente a carga. Isso faz com que a vida útil da bateria diminua drasticamente e, por isso, alguns aparelhos vêm com dispositivos que desligam o celular quando está em 5% de energia.

Não é bom deixar o celular carregando depois dos 100%

Depende. Se você está usando um carregador original e seu smartphone é de última geração, não tem problema algum, pois o aparelho corta ou modula a energia quando ela atinge 100%. Agora, se o seu aparelho é antigo ou o carregador é paralelo, fique de olho: pode acontecer superaquecimento, prejudicando a vida útil ou até queimando chips.

Usar o aparelho enquanto carrega pode diminuir a vida útil da bateria

Meia verdade. Teoricamente, você estaria apenas consumindo mais energia enquanto carrega, o que acarretaria um tempo maior para a recarga. Mas, na realidade, quando se usa um app pesado, como os de jogos, o celular pode esquentar muito, o que prejudica sim a vida útil da bateria.

Carregadores veiculares genéricos danificam a bateria

Verdade. Mas não todos. Procure aqueles que são autorizados pela marca para uso, e isso vale para carregadores de tomadas convencionais. Se não for o original, use autorizados, pois os genéricos não possuem garantia de estabilidade em fornecer energia constante e adequada.

Carregadores turbos funcionam para todos os aparelhos

Mito. Os carregadores turbos possuem um filtro para modular a energia enviada ao aparelho, que recebe essa energia apenas se tiver a tecnologia embarcada. Em aparelhos comuns, um carregador turbo vai funcionar como um carregador normal.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as melhores práticas no uso da bateria, aproveite para repassar este artigo aos seus amigos!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados