Produtos

Wi-Fi. Será que você está compartilhando sem saber?

Atenção! Não é difícil que alguém próximo da sua casa ou do seu escritório esteja usando a sua rede para navegar. Segue algumas dicas para evitar que isso aconteça. Vamos lá!

Sinais

– O mais evidente é a lentidão da internet, principalmente de forma recorrente e nos mesmos horários.

– Olho no roteador, que ele pode identificar intrusos. Como? Desligue todos os dispositivos sem fio da casa ou escritório e verifique se a luz do wi-fi/wlan do roteador continua piscando. Se continuar, pode haver algum intruso na sua rede.

Identificando o intrometido

Instale no seu computador, smartphone ou tablet um programa ou app que mostra os dispositivos que estão conectados à sua rede ao mesmo tempo que você. Existem várias opções, gratuitas inclusive: Angry IP Scanner ou Wireshark para computadores e Fing para Android e IOS. Todos eles identificam os dispositivos pelos endereços de IP.

Proteção

Um intruso na sua rede doméstica ou profissional pode causar mais estragos do que você imagina. Ele pode ter acesso a informações guardadas nos dispositivos conectados, inclusive senhas, e pode também cometer crimes on-line em seu nome. Por isso, cuidado e atenção!

Primeiro, identifique por que o intruso teve acesso à sua rede: ela está aberta, sem senha, para facilitar o acesso da família, ou por algum outro motivo, inclusive pelo uso de aplicativos, alguém pode descobrir a sua senha. Se está aberta, coloque senha e, se já tem uma senha, troque por outra. É mais eficiente combinar letras e números e definir senhas mais longas, dessa forma ficará mais difícil de decifrar.

Dicas simples para melhorar o sinal

– Mantenha o roteador atualizado sempre na última versão do software.

– Posicione-o estrategicamente em locais mais elevados e livres de obstáculos.

– Programe o seu roteador para que ele reinicie esporadicamente.

Fonte: G1/TECMUNDO

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados