BLOG POST

internet  |  9 de março de 2018



Uma multidão conectada. São 116 milhões de brasileiros navegando na internet.

Uma multidão conectada. São 116 milhões de brasileiros navegando na internet.

Esse número já deve ter aumentado, pois a pesquisa revelada pelo IBGE agora em 2018 é relativa ao ano de 2016. Mas continua a ser relevante para termos uma visão mais aprofundada dessa nova realidade. Afinal, estamos falando de 64,7% da população. Então, vamos aos destaques da pesquisa:

Mulheres

As mulheres assumiram a ponta e estão mais conectadas que os homens: 65,5%, contra 63,8%.

Faixa etária

Os mais jovens são maioria, com 85% de conectados, enquanto a melhor idade, acima de 60 anos, tem o menor índice, com 25%.

Regiões

Abaixo dos números totais do país, as regiões Nordeste, com 52,3%, e Norte, com 54,3%, são as únicas com menos indivíduos conectados. O maior índice aparece no Sudeste, com 72,3%, e depois vêm Centro-Oeste, com 71,8%, e Sul, com 67,9%.

Smartphones

Na palma da mão. O smartphone reina absoluto, sendo o aparelho mais usado para acessar a internet, com impressionantes 94,6%. Depois vêm o computador, com 63,7%, tablets, com 16,4%, e Smart TVs, com 11,3%.

O que eles fazem na internet

Sem surpresas, trocar mensagens de texto, voz ou imagens foi a atividade mais apontada: 94,6%. Assistir a vídeos, programas, séries ou filmes vem em segundo lugar, com 76,4%. As chamadas de voz ou vídeo ficaram por último, com 73,3%.

Do lado de fora

Mesmo com a maioria da população conectada, muitos ainda estão fora desse universo, ou seja, off-line. Desses, três a cada quatro afirmam que não acessam por não saber usar as ferramentas, e outros, simplesmente, por falta de interesse. Já 14,3% dos desconectados indicam como causa o alto custo do serviço.

Desafio

As perguntas que estão no ar: o que fazer para que a maioria absoluta seja inserida nesse contexto e quando isso vai acontecer?

Fonte: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Assuntos que também são interessantes para você =D


« Voltar

Comentários