Produtos

Qual a diferença entre Pal e NTSC?

A tecnologia de transmissão de TV é mais complexa do que as pessoas imaginam. Existem sistemas e padrões necessários para que a televisão funcione da forma como estamos acostumados, e esses procedimentos podem ser diferentes de um país para o outro.

Diferenças entre Sistema PAL e NTSC

Para conhecermos a diferença entre esses dois sistemas de transmissão é conveniente apresentar a história e os detalhes de cada um deles. Confira!

Como surgiu e como é o Sistema NTSC?

O sistema NTSC (National Television System Committee) foi desenvolvido nos Estados Unidos para ser um modelo analógico de transmissão para televisores. O sistema é antigo, nascido em 1941, ainda no padrão de radiodifusão, e faz parte de emissoras da América do Norte, da América do Sul e da Ásia. Curiosamente, este sistema não foi adotado no Brasil.

O sistema NTSC possui características muito delimitadas e marcantes, como 525 linhas de resolução, com 480 de imagens completamente visíveis, enquanto o restante do sistema fica por conta dos conectores e feixes chamados de VBI (Vertical Blanking Interval).

O NTSC é um sistema feito para países que usam uma corrente alternada com a contagem de 60 ciclos em um segundo, que também pode ser chamado de 60 Hertz (Hz). Nos países onde o tipo de corrente elétrica é de 50 Hertz, ou 50 ciclos por segundo, houve a necessidade de criar sistemas de televisão compatíveis.

O NTSC é um sistema completo e muito eficiente, capaz de reproduzir em uma televisão mais de 16 milhões de cores distintas. O NTSC não é compatível com computadores, pois computadores usam placas em sistema RGB (Red, Green and Blue) para formar suas imagens. Para tanto, é preciso usar conversores.

Como surgiu e como é o Sistema PAL?

O sistema PAL (Phase Alternating Line) foi amplamente difundido na Europa. Seu criador é um projetista e engenheiro de nacionalidade alemã, chamado Walter Brunch. A empresa patrocinadora do projeto foi a Telefunken. O sistema PAL foi criado em 1963, porém sua instalação aconteceu em 1967.

O sistema PAL possui características muito determinantes, como uma imagem de altíssima qualidade, totalizando 625 linhas de resolução. Se comparado ao sistema NTSC, são 100 linhas a mais no sistema PAL e, portanto, este tem qualidade maior em suas imagens. O ciclo de execução é de 50Hz, o que significa que são executados 50 ciclos a cada segundo, o mesmo que o NTSC.

Qual é o sistema do Brasil?

O sistema PAL apresenta variações, assim como o sistema NTSC. Isso foi necessário para que fossem concebidas adaptações e aperfeiçoamentos. No Brasil, o sistema PAL foi adotado no ano de 1972, no dia 19 de fevereiro.

A principal mudança neste caso foi a adaptação da corrente elétrica, uma vez que no Brasil o sistema é de 60 Hz, o que corresponde a 60 ciclos por segundo. O nome da variação do sistema PAL que atua no Brasil é PAL-M.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados