Produtos

Oscar 2016: conheça os indicados

Neste domingo acontece a Entrega do Oscar 2016. Confira aqui os indicados

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood foi criada em 1927, com o objetivo de incentivar as grandes produções. Nos anos que se seguiram, as premiações aconteciam em grandes almoços ou jantares, e a lista dos indicados era enviada aos jornais, que só estavam autorizados a divulgá-las no final da noite. Isso durou até 1940, quando o Los Angeles Times deixou as informações vazarem antes da hora.

Foi então que se adotou o sistema de envelopes lacrados que só eram abertos na hora de cerimônia. A estatueta, composta de estanho, cobre e folheada a ouro, custa cerca de 150 dólares. Durante a Segunda Guerra Mundial, passou a ser construída em gesso para economizar com o material. Quanto ao surgimento do nome “Oscar”, há duas teorias.

A primeira diz que a então secretária da Academia achou a estatueta parecida com seu tio Oscar, e daí surgiu o nome. E outra diz que Bette Davis soltou uma brincadeira, que a estatueta era parecida com seu ex-marido Harmon Oscar Nelson.

Há um compromisso assumido pelos vencedores de nunca vender a estatueta, a não ser para a própria Academia. Uma simples indicação ao Oscar pode aumentar em muito a receita de um filme, além de render a seus atores melhores contratos e atrair maior público, pela qualidade que fica subentendida no ato da indicação.

Alguns filmes ganharam destaque na história do Oscar pelo número de estatuetas. Um bom exemplo foi “Titanic”, que venceu 11 das 14 indicações que recebeu em 1997. “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” já recebeu 30 indicações, das quais venceu 17, sendo 11 numa única edição. O diretor John Ford também foi recordista, com 4 estatuetas.

Previsto para ocorrer no dia 28 de fevereiro de 2016, o Oscar já publicou a lista dos indicados. O filme “O Regresso” conta com 12 indicações, sucedido por “Mad Max: Estrada da Fúria”, indicado em 10 categorias.

Em 2015, o diretor Alejando González Iñárritro venceu com “Birdman Ou A Inesperada Virtude Da Ignorância”. Neste ano, está concorrendo com George Miller e Lenny Abrahamson, dentre outros, e representa uma das indicações do tão cotado “O Regresso”, que também conta com Leonardo Di Caprio concorrendo ao prêmio de melhor ator. Esta pode ser a sua primeira estatueta.

O cinema brasileiro será representado por “O Menino e o Mundo”, que concorre à categoria de melhor animação. Sylvester Stallone concorre como melhor ator coadjuvante pela sua atuação em “Creed: Nascido para Lutar”. E o famoso “Star Wars: o Despertar da Força” concorre em cinco categorias técnicas.

Matt Damon também está na disputa com “Perdido em Marte” e Jennifer Lawrence concorre com “Joy: O Nome do Sucesso”. E na categoria de atriz coadjuvante, mas não menos importante, está a famosa Kate Winslet, com o filme “Steve Jobs”. O francês “Cinco Graças” concorre na categoria de melhor filme estrangeiro, ao lado de “Theeb”, dos Emirados Árabes e “A War”, da Dinamarca. Pelo que podemos ver, a disputa será acirrada, e é claro que você não pode deixar de conferir.

A entrega do Oscar vai ao ar no domingo, dia 28 a partir das 20:30h na TNT, canal 48 da sua Oi TV!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados