BLOG POST

Oi TV  |   Receptores  |   TV Digital  |  27 de junho de 2017




O Apagão Analógico e como a Oi TV pode ser a melhor opção

Você sabe o que é o apagão analógico? Atualmente, o assunto é um dos mais pautados na mídia e comentados por pessoas de todas as idades e classes sociais nas ruas do país inteiro. O tema já causou algumas opiniões contrárias e ainda costuma preocupar muita gente. A fim de esclarecer devidamente o assunto, sanar as dúvidas e preocupações, vamos falar aqui tudo a respeito do apagão analógico. Além disso, dar dicas de como você pode se adequar às mudanças do apagão por meio da Oi TV.

Mas afinal, o que é o apagão analógico?

Ao longo das últimas décadas, a tecnologia tem feito muitas mudanças significativas no mundo inteiro. Muitos países já conseguiram substituir o sinal de TV analógico pelo digital. Essa tecnologia também chegou ao Brasil e, a até 2018, todo o sinal analógico será desligado. O apagão analógico nada mais é do que essa suspensão do sinal de TV antigo. As pessoas, então, têm até o ano que vem para se readequar à tecnologia a fim de não ficar sem o acesso às programações televisivas.

Como o apagão analógico funciona na prática?

Desde o princípio, a imagem e o som são transmitidos até a TV da sua casa por meio de faixas de frequência. Essa transmissão só se tornou possível porque o governo deu concessão para que as emissoras de TV conduzissem os sinais e exibissem seu respectivo conteúdo. O problema é que as ondas de frequência do sinal analógico ocupam um grande espaço, ao contrário do sinal digital que necessita de pouco espaço e ainda tem a possibilidade de levar muito mais informações e conteúdo para os telespectadores.

Com o desligamento do sinal analógico será possível utilizar esse extenso espaço para outras finalidades, como por exemplo, para a transmissão do sinal de internet 4G em todo o país. Fato que com certeza pode garantir muitas melhoras para que as pessoas possam se informar e entreter com total qualidade, uma vez que em muitos lugares, o sinal de internet ainda é muito precário.

Além disso, o sinal de TV digital tem imagens e sons completamente melhores. Isso porque o sistema de TV analógico é extremamente diferente do digital. Este segundo possui o dobro de linhas horizontais (característica responsável pela construção das imagens), por isso, nas TVs digitais é possível visualizar tudo com total perfeição e detalhes. O som que antes era estéreo e saia apenas por dois canais, com o receptor digital, o áudio passar a ser surround 5.1, ou seja, o som é emitido por cinco canais. O sinal digital também é melhor por não sofrer interferências. Agora se você está pensando em como se adaptar ao apagão analógico sem ter uma TV digital, não precisa se preocupar. Há várias formas alternativas super práticas e econômicas.

Como continuar tendo sinal sem TV digital?

Quem tem receptores Elsys poderão continuar assistindo às programações dos seus canais e emissoras favoritos mesmo após o desligamento do sinal analógico. Isso porque os receptores da Elsys, analógicos ou digitais, utilizam a transmissão via satélite para levar todos os conteúdos a você.

Funciona assim: a imagem e o som são captados pelas câmeras da emissora e transmitidos para o satélite, depois são retransmitidos para as antenas parabólicas da sua casa. Ou seja, o apagão analógico vai desligar somente a transmissão analógica via terrestre. Se você tem um receptor e antena Elsys, a transmissão continuará normalmente e sem alterações. Os receptores também transmitem o sinal da Oi TV. A operadora tem uma das melhores programações de televisão do país. Você e toda sua família podem assistir aos programas de entretenimento, acompanhar os esportes, ficar muito bem informados com os telejornais e ainda se divertir com filmes e séries. Assim, tendo muito conteúdo e distração em qualquer dia, hora ou lugar e sem precisar sair de casa, o que também garante mais economia.

Diversas opções com a Oi TV

A Oi TV é a operadora de TV por assinatura que mais cresce no país. Líder em canais em HD e com diversos benefícios em planos divididos de forma que se encaixam em praticamente todos os perfis. A operadora tem opções mesmo para quem não quer contratar planos de assinatura, aproveitando conteúdo digital sem custos mensais.

Neste caso, é a Oi TV Livre HD, com custo apenas do material (antena, conversor e controle remoto) e mais nada. Além dos canais abertos e obrigatórios, o formato ainda dá vantagens como a degustação de outros planos da Oi TV, sendo possível conhecer o serviço prestado pela empresa por pelo menos dois meses sem qualquer custo. Com diversas vantagens e planos acessíveis, a Oi TV É uma excelente opção para se readequar às mudanças propostas pelo apagão tecnológico.

Aliás, em várias cidades do Brasil, o sinal de TV analógico transmitido via terrestre já foi desligado. Se onde você mora ainda não houve desligamento, lembre-se que a alteração pode acontecer nos próximos meses, uma vez que o governo federal deu o prazo para que toda a população se adapte às mudanças até o ano que vem.

Assuntos que também são interessantes para você =D


« Voltar

Comentários