Produtos

Internet das Coisas

A fusão entre os mundos físico e digital.

A ideia não é assim tão recente. Surgiu lá em 1991 com Bill Joy, cofundador da Sun, mas precisou esperar um pouco enquanto hardware e software evoluíam. Em compensação, quando essa evolução atingiu um estágio que permitiu conexões mais simples, mais rápidas, “bum”, quase tudo em nossa volta estava conectado. Hoje, smartphones, videogames, TVs, refrigeradores, óculos, tênis, automóveis e muitos outros itens enviam e recebem informações pela rede mundial de computadores.

É a internet das coisas transformando a nossa vida. Através do código de barras, por exemplo, é possível registrar todos os produtos colocados no refrigerador e, quando um deles sai e não retorna, é sinal de que acabou. Pronto, o refrigerador então avisa por mensagem que é necessário repor.

Também é possível, através do celular, a distância, monitorar as câmeras de segurança da sua empresa ou residência e, além disso, enviar comandos para que algumas tarefas sejam executadas. Você pode acender as luzes, ligar o sistema de som e até encher a banheira com água quente enquanto está a caminho de casa. Na medicina, por exemplo, a internet das coisas já permite cirurgias a distância, poupando tempo, dinheiro e salvando vidas. Nos automóveis, essa revolução tecnológica tem agregado novos recursos a cada lançamento.

internet das coisas

Em breve, quando alguém entrar em seu carro, quase que imediatamente, começará a ouvir uma música que aprecia, receberá sugestões do melhor trajeto até o trabalho e será informado dos compromissos do dia. Tudo isso será possível através de uma interface de reconhecimento facial que acessa um banco de dados na rede com informações sobre o perfil do motorista.

E se alguém não cadastrado tentar usar o carro, será fotografado e terá a sua foto enviada para o smartphone do dono, que poderá então autorizar o uso do veículo ou até acionar a polícia, em caso de suspeita de furto. Mas vamos voltar para o presente e falar de uma novidade que é um exemplo prático de como a internet das coisas chegou para ficar e nos ajudar no dia a dia. Uma grande distribuidora de gás de cozinha lançou um ímã de geladeira em forma de botão que se conecta via wifi à sua rede doméstica.

Se o gás acabar, basta pressionar esse botão, que ele envia uma mensagem diretamente para a revenda mais próxima solicitando a entrega de um botijão novo, carregado. A confirmação do envio vem via SMS para o seu smartphone.

Gostou? Viu como a tecnologia pode mudar a nossa rotina e nos proporcionar uma vida mais prática, segura e até mais divertida? Em breve, voltaremos com mais novidades. Até lá!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados