Produtos

Internet, da origem aos dias de hoje

Internet, um caminho sem volta

Se existe algo que simbolize a palavra evolução, é a internet. São mais de quatro décadas desde sua origem e hoje ela conecta milhões de pessoas, mas muito ainda está por vir. A internet mudou muito em relação ao que era no princípio, e tem causado transformações magníficas.

A partir de agora você vai navegar em um mar de história e de muita conexão. Conheça a evolução da internet.

A origem

O conceito de internet começou na década de 50, em plena guerra fria. Mas, só nos anos 60, a ideia se efetivou nos Estados Unidos e na União Soviética. Os norte-americanos criaram um sistema descentralizado do Pentágono com a intenção de evitar ataques e perda de documentos importantes.

Em 1962 já se comentava sobre a criação de uma rede intergaláctica de computadores, mas apenas sete anos depois é que a internet realmente foi criada.

Configurações

Nos anos 70 começaram a surgir os protocolos padrão da internet, mas o uso do termo internet só aconteceu em 1974, com a primeira publicação do TCP, assinada na Universidade de Stanford por Vinton Cerf, Yogem Dalal e Carl Sunshine.

As grandes redes

A década de 1980 foi o grande marco do início das redes baseadas em TCP/IP, que é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Com isso, todas as redes com o mesmo endereço de IP poderiam se conectar para troca de arquivos e envio de mensagens.

Mas o que popularizou a internet foi a abertura, em 1988, das redes para fins comerciais. Foi nessa época que surgiu a conexão via dial-up ou internet discada.

O fenômeno

O www, sigla que significa World Wide Web e é utilizado antes do domínio de qualquer site, foi criado por Tim Bernes-Lee, e surgiu com o objetivo de ajudar a Organização Europeia em investigações nucleares, possibilitando que várias pessoas trabalhassem juntas em um mesmo sistema ou documento.

internet origem

No início dos anos 90 foi criado o parâmetro HTTPS, que garantia o envio de dados criptografados e foi o pontapé inicial da internet como a temos hoje. A partir disso, a internet se transformou em um fenômeno e as pessoas começaram a utilizar seus PCs para acessar a rede mundial de computadores. Foi nessa década também que começaram a surgir os grandes portais e sites de busca.

Hoje em dia

Com o fácil acesso aos computadores, no começo dos anos 2000, a internet se popularizou ainda mais. A tecnologia evoluiu e a internet discada começou a dar espaço para a banda larga e a conexão via rede 3G, bem mais rápidas. E, com o surgimento dos sites de compartilhamento de música e arquivos, vieram as primeiras redes sociais.

O futuro

Existem muitos estudos avançados que vislumbram uma internet mais inteligente, intuitiva e oferecendo máxima comodidade ao usuário. Segundo o Pew Research Center, importante instituição que analisa tendências, mais de 80% dos especialistas em tecnologia dos Estados Unidos acreditam que o conceito de Internet das Coisas se consolidará na nossa rotina até 2025. Para quem nunca ouviu falar do conceito, ele implica que todos os aparelhos, objetos e sistemas estarão conectados à internet e uns aos outros.

Outra transformação que deve acontecer é a inclusão de mais pessoas à internet. Muitos movimentos lutam para que organizações como a ONU coloquem o acesso como um direito fundamental de todos.

Fonte: Wikipedia, Superinteressante, Techtudo

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados