BLOG POST

Televisão  |   TV por assinatura  |  6 de outubro de 2017



historia da tv por assinatura

História da TV por assinatura

A TV por assinatura caiu no gosto das pessoas e é uma excelente alternativa para quem gosta de entretenimento, documentários, musicais, esportes e outros programas que não passam na TV aberta. E a Elsys faz parte deste cenário, oferecendo os principais canais, em parceria com a Oi TV, para todo o país.

Diferente do que alguns pensam, a história da TV por assinatura começou há muito tempo, em meados de 1948, nos Estados Unidos. O povo da pequena cidade de Mahanoy, Pensilvânia, reclamava da péssima recepção das transmissões abertas. O município estava situado a cerca de 100 km da estação de TV mais próxima, na Filadélfia, e o relevo cheio de montanhas não deixavam os sinais seguirem para as antenas de lá.

Nesta época, John Walson, revendedor de aparelhos de televisão, para mostrar a recepção de TV para potenciais clientes, os conduzia ao cume de uma colina perto da cidade. Exausto do trajeto, Walson ligou a antena à sua loja, que ficava no vale abaixo, conectando oito casas que ficavam no caminho. Surgia assim a ideia de uso de uma só antena para diversas casas: a origem da TV a cabo.

O sistema de TV a cabo consistia basicamente de fios esticados entre postes, com espécies de amplificadores para ampliar os sinais que eram transmitidos.

Após 20 anos trazendo o sinal de TV para áreas mais distantes, surge um cenário negativo: com a falta de programação original e a dificuldade de acesso aos principais programas de TV do país, o sistema, confinado às áreas rurais, estagnou.

Isso mudou nos anos 70, com o investimento em superestações, novas redes e a veiculação de programação própria de canais como HBO e CNN, além de investimentos em tecnologia.

História da TV por assinatura

E em 1982, já havia mais de 30 sistemas via satélite, predominantes hoje, oferecidos nas redes de assinatura americanas. Desde o fim do século XX, a TV por assinatura está presente em cerca de 70% dos lares nos EUA.

No Brasil até 1996, os serviços eram oferecidos exclusivamente pelo governo federal, diretamente ou mediante concessão a empresas sob o controle estatal.

Hoje os serviços de telecomunicações são prestados pela iniciativa privada por delegação, entre eles os serviços de TV por assinatura, da qual a Elsys faz parte em parceria com a Oi TV, não só oferecendo pacote para assinantes como canais abertos sem necessidade de pagar mensalidade, com o Oi TV Livre HD.

Fonte: Revista Home Theater

Assuntos que também são interessantes para você =D


« Voltar

Comentários