Produtos

eSports, um fenômeno que chega às TVs por assinatura

Há tempos o universo de games deixou de ser associado apenas à diversão. Hoje é levado muito a sério e atrai uma multidão de fãs. E estes fãs poderão acompanhar os diversos torneios eletrônicos, os chamados eSports, pelos canais pagos da Oi TV, como a ESPN.

Canal com conteúdo esportivo em diversas plataformas, a ESPN é o primeiro canal a dedicar conteúdo exclusivo ao ciberesporte. Tanto que planeja ampliar, ainda este ano, o investimento neste segmento com programas semanais, além de transmitir novos campeonatos em diferentes categorias de games.

Desde fevereiro, 3 programas já estão fixos na grade da ESPN+. Todas as quintas, o “Multiplayer”, programa focado no universo do eSports, mostra um simulador, que traz aos fãs as experiências de jogo dos principais games. Já às sextas o programa “Match Making” exibe os principais assuntos do mercado nacional de games, conversa com gamers profissionais e cobre os principais torneios brasileiros. E aos sábados o “Arena eSports” sai ao mundo mostrando os fatos mais importantes dos esportes eletrônicos, com entrevistas de jogadores norte-americanos, europeus e asiáticos, além de fazer um resumo dos campeonatos globais mais badalados.

Essas nova grade de programação em 2017 é fruto de uma parceria da ESPN com a ESL, principal produtora de eventos de eSports. O acordo prevê, entre outras coisas, a exibição das categorias da Brasil Premier League. São mais de 100 competições organizadas pela ESL que serão transmitidos pela ESPN+ e pelo WatchESPN, o que significa mais de 200 horas de exibição. Entre os jogos exibidos estão Clash Royale, League of Legends, HearthStone, Overwatch e Counter Strike.

eSports, um fenômeno que chega às TVs por assinatura

Para a alta cúpula da ESPN, ter uma grade fixa de eSports é a prova incontestável do aumento relevante do público que busca esse estilo de conteúdo. E deste jeito, segundo a direção do canal, é possível se aproximar mais dos fãs em suas diversas plataformas e modalidades.

Um fenômeno que veio para ficar

Os chamados eSports são uma evolução natural dos jogos eletrônicos que surgiu nos últimos anos. Nos anos 80, as competições eram realizadas por amadores que só queriam se divertir. Oficialmente, a primeira competição foi organizada pela Atari, principal empresa responsável pela popularização dos games, e trouxe mais de 10 mil gamers no Space Invaders Championships. A partir daí surgiu o termo ciberesporte.

Aí vieram as novas tecnologias e o streaming de vídeo, que fazia as transmissões ao vivo, fazendo com que houvesse a profissionalização do segmento. Surgia um novo mercado que não parou de crescer, inclusive no Brasil, que hoje é simplesmente o terceiro maior mercado de audiência de esportes eletrônicos. Uma pesquisa da consultoria Newzoo estima que 11,4 milhões de fãs acompanham os torneios nacionais. O país só fica atrás dos Estados Unidos e China.

Fontes: UOL, VIP e ESPN

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados