Produtos

Elsys faz parceria para levar conectividade ao campo

Em conjunto com o hub de negócios AgTech, a empresa visa auxiliar a modernização da agricultura brasileira.

A Elsys fechou uma parceria com o hub Usina de Inovação Monte Alegre para fornecer conexão à internet de qualidade ao projeto Campo Conectado, um espaço de exposição e experimentação no qual novas tecnologias e soluções inovadoras para a agricultura podem ser vistas em funcionamento.

Pedro Chamochumbi, gestor de Inovação da Usina de Inovação e idealizador da proposta, explica que o local é um espaço para as startups interessadas em testar e validar suas soluções tecnológicas para o campo. No Campo Conectado, cada companhia AgTech tem à sua disposição uma área exclusiva para instalar sua solução inovadora, devidamente identificada com placa informativa e contendo a descrição da tecnologia em aplicação. Assim, o espaço funciona como showroom permanente.

“A conectividade no ambiente rural é um dos principais desafios a serem vencidos para a maior adesão às tecnologias por parte dos produtores rurais brasileiros, que cada vez mais buscam soluções que permitam ampliar a produtividade com sustentabilidade. Com os LINKs fornecidos pela ELSYS, a qualidade do sinal de internet em nosso campo experimental melhorou muito, permitindo acesso e integração de tecnologias que antes eram restritas”, conclui Chamochumbi. A Elsys instalou no local três produtos do LINK, aparelho que potencializa o sinal das redes 4G e 3G até mesmo em regiões onde o sinal é fraco ou quase inexistente. Era o caso das áreas rurais e experimentais da Usina, que fica em Piracicaba, no interior de São Paulo. Nesse caso, o LINK possibilita que essas soluções AgTech, muitas dependentes de internet, permaneçam conectadas usufruindo 100% de suas potencialidades.

De acordo com o estudo “E-Agricultura na América Latina”, publicado pela 5G Américas, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na agricultura são uma forma de, entre outras vantagens, aumentar o acesso a novos mercados, melhorar práticas de cultivo e obter informações em tempo real, que aumentam a produtividade e a competitividade do setor, beneficiando pequenos e grandes produtores. Sobre os costumes de quem vive no campo, 42% dos trabalhadores utilizam a internet no dia a dia, seja para comunicação ou para se manter atualizados.

“Dada a dificuldade em acessar a internet no campo, atualmente as principais aplicações móveis para o agronegócio armazenam dados off-line para que, depois, quando o funcionário chega a um local com internet, coloque esses dados on-line. Isso tira a velocidade do trabalho e impede a tomada de decisões em tempo real. Com a tecnologia desenvolvida pela Elsys, é possível reverter essa situação”, afirma Claudio Blatt, diretor da empresa.

O LINK foi desenvolvido pela Elsys para melhorar a conexão em áreas nas quais o sinal das redes 3G ou 4G é fraco ou instável. O aparelho possibilita até 6 vezes mais alcance e pode aumentar em até 400 vezes a qualidade do sinal de dados das redes, dependendo da localização do cliente. Com fácil instalação e atuando em seis diferentes frequências (Hexa-Band), o LINK está disponível nas versões 3G e 4G e é compatível com qualquer operadora. A Usina de Inovação Monte Alegre fica no bairro histórico de Monte Alegre, no coração do Vale do Rio Piracicaba, Estado de São Paulo. Antes uma grande área industrial abandonada, foi reestruturado e hoje é um dos principais polos de tecnologia da região. Para saber mais, visite o site do hub Usina de Inovação e o site da Elsys.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados