Produtos

Aprenda a diferença entre TV digital e TV HD

O sinal digital é hoje o principal meio para transmissão de sinal televisivo.

Desde seu início tardio no Brasil, começando apenas no ano de 2007, a propagação do formato pelo país cresceu e decretou o fim do formato antigo de transmissão, a chamada TV analógica, sendo que, atualmente, todos os estados já contam com datas decretadas para desativar esse formato considerado antiquado.

Mesmo sendo já tão popular, muita gente ainda tem dúvidas acerca das nomenclaturas (que, sim, podem confundir mesmo) que permeiam a TV digital e suas tecnologias relacionadas. Entre as principais dúvidas está a diferença entre as parecidas siglas que representam a TV Digital e a TV HD. Isso porque os nomes delas são conhecidos como DTV e HDTV. Bom, apenas uma letrinha causa confusão mesmo.

Primeiramente, os significados. DTV é o acrônimo para Digital Television. Ou, simplesmente, a nossa TV Digital. A sigla e o logo simbolizam que um aparelho, seja uma TV, um transmissor ou receptor, trabalham com esse formato mais atual.

Já o HDTV é uma sigla que significa High Definition Television, que pode ser traduzido como TV de alta definição. Mesmo muito parecidos, o primeiro designa o formato de transmissão, enquanto o segundo categoriza a qualidade da imagem de acordo com sua capacidade.

Para entender melhor isso, é preciso se aprofundar em alguns detalhes.

A TV Digital é um formato de transmissão considerado melhor por possibilitar novas transmissões e interações de um formato impossível na TV analógica. Começa pela própria melhoria na qualidade, tanto de imagem, quanto de som.

O formato da TV digital permite uma melhor resolução da imagem, fazendo que o telespectador visualize imagens mais nítidas. Todos sabem que imagem das TV são formadas através de cruzamentos de linhas horizontais e verticais, como um desenho bordado. Quanto menos linhas, mais perceptíveis são elementos que compõem a imagem.

Uma transmissão de imagem com poucas linhas (entre 250 e 525) mostra os “quadradinhos” que formam as imagens, parecendo um grande mosaico (quem já viu uma TV de tubo sabe exatamente quem são esses quadradinhos). Ao contrário, o aumento dessas linhas faz com que esses “quadradinhos” sejam menores e se tornem, praticamente, imperceptíveis

Este é o segredo para entender a outra diferença entre DTV e HDTV. Enquanto a DTV designa o formato que é digital, ela pode ser em HD. Significando que sua imagem será com um número maior de linhas, que pode chegar até 720 linhas.

A variedade de TVs disponíveis no mercado possibilita encontrar modelos com receptores próprios e modelos conversam com receptores. Entre essas opções estão os receptores da Elsys, como o Receptor Digital HD Satmax ETRS36 com globo HD que garante excelente qualidade de sinal em alta resolução. Trata-se de um modelo que funciona em todo o território nacional e traz funções de fácil instalação e receptividade de sinal.

E mesmo quem ainda quer utilizar um aparelho que sintonize tanto o sinal analógico, quanto o Digital, a Elsys também oferece o Receptor Dumoax HD ETRS43, que, como o próprio nome diz, é compatível com os dois principais formatos de transmissão de sinal.

Também há clientes que já possuem uma TV com capacidade para reproduzir imagens em alta resolução, porém ainda não sabe qual a melhor operadora de sinais digitais. Atualmente a Oi TV é a operadora com o maior número de canais HD e que oferece benefícios que acompanham o Receptor Oi TV Livre HD ETRS37 Slim. O modelo oferece mais de 50 canais sem qualquer tipo de mensalidade, permite até quatro pontos adicionais e ainda oferece condições de preços melhores para os clientes, com período de degustação de canais, função Oi Play para assistir o conteúdo em tablets, celulares e computador e outros benefícios.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados