Produtos

Curiosidades sobre TV por assinatura

A TV por assinatura foi uma verdadeira revolução na forma como interagimos e aproveitamos os mais variados tipos de atrações pela telinha. Mas, você sabe como começou a TV por assinatura? Quem foi o inventor dessa tecnologia? Vamos saber mais sobre um produto que, atualmente, faz parte da maioria dos lares do mundo.

Como surgiu a TV por Assinatura no mundo?

A TV por assinatura apareceu em 1940, nos Estados Unidos, com o objetivo de melhorar o sinal de TV aberta em comunidades pequenas, onde o sinal tradicional apresentava muitas falhas. Para que essa tecnologia fosse implantada, no início, foi preciso utilizar antenas ultra-sensíveis e com cabo coaxial.

O vilarejo de Mahanoy, na Pensilvânia, ficava muito distante da estação de TV da Filadélfia, e o traçado montanhoso que divide as duas cidades prejudicava muito a transmissão do sinal. O grande nome da TV por assinatura nesse período foi John Walson, um simples revendedor de aparelhos de TV que, incumbido de conquistar novos clientes, levava as pessoas até o topo das montanhas para que elas vissem uma TV funcionando. Para criar um trajeto de sinal, ele fez uma ligação com conexão de antenas.

Enquanto Walson improvisava em seus experimentos, em Astória, Washington, Ed Parsons começou a aprimorar a mesma tecnologia, mas não com antenas, e sim com cabos. Apesar de Ed Parsons ter incrementado o sistema, John Walson foi, sem dúvida, o pioneiro da TV a cabo.

Somente 20 anos após o primeiro projeto de TV a cabo da história, o mercado começou a expandir, principalmente por trazer mais alternativas de canais e programas diferenciados para os telespectadores.

A evolução da TV por assinatura

A partir de 1960, houve muitos entraves causados pela agência reguladora de programação dos Estados Unidos, a Federal Communications Commission, que praticamente protegeu as emissoras de TV aberta e limitou o alcance da TV por assinatura.

A alternativa foi oferecer programas diferentes e canais especiais, que deveriam ser pagos pelos assinantes para que eles tivessem acesso. As primeiras atrações da TV por assinatura foram eventos esportivos e canais de filmes.

Curiosidades sobre TV por assinatura

A revolução da TV por assinatura

A grande reviravolta da TV por assinatura aconteceu em 1972, quando a Federal Communications Commission autorizou a entrada da TV a cabo em grandes cidades e áreas urbanas dos Estados Unidos. Uma das empresas mais conhecidas no ramo de TV por assinatura surgiu justamente neste ano, a Home Box Office, ou HBO. Os programas preferidos dos americanos eram os filmes inéditos e as lutas de boxe, que acabaram popularizando a TV por assinatura nos Estados Unidos.

Chegada da TV por assinatura no Brasil

No Brasil, a TV por assinatura surgiu nos anos 80, através dos canais CNN e MTV. A regulamentação oficial deste sistema de transmissão no país foi autorizada pelo Governo Federal em 1989.

A primeira Operadora de TV por assinatura foi a TV Adigisat, conhecida por apenas TVA.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados