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Conheça os brasileiros na internet

Os hábitos brasileiros na internet

A internet hoje é uma realidade que está transformando o mundo em que vivemos. Existem inúmeras pesquisas que mapeiam os hábitos, estatísticas e tendências que dão uma dimensão dessa mudança. Confira algumas curiosidades e números deste fenômeno que não para de evoluir.

A Internet das Coisas.

No Brasil, os investimentos em softwares e serviços alcançaram incríveis US$ 19 bilhões, deixando-o na 9ª posição no ranking mundial. A Internet das Coisas (IoT), conceito tecnológico que consiste em conectar todos os itens usados no cotidiano à internet, aumentou 27,8% sendo que, no país, as aplicações principais estão no monitoramento de frota, seguido por smart grid (rede elétrica inteligente) e Big Data e Analytics. No ano passado, a computação em nuvem subiu 47,4%, baseado nos dois principais serviços do setor (SaaS e PaaS).

Em 2016, o segmento que mais investiu em software foi o de serviços e telecomunicações (US$2,5 bilhões, com crescimento de 3,6% em relação a 2015), enquanto o que mais reduziu foi o de finanças, com queda de 2,9%.

O Mercado de Software e Serviços tem 15.707 empresas, as quais 11.237 são dedicadas ao desenvolvimento e à comercialização de software e 4.470 à Tecnologia da Informação (TI), que facilita a análise e o gerenciamento de informações.

Hábitos de compra.

O ibope entrevistou cerca de 3.000 usuários que acessaram a internet nos últimos sete dias. A pesquisa revelou que 64% dos entrevistados consultaram outras opiniões para realizar compras na internet.

Antes de fechar negócio, 73% recorreram à internet para se informar. 38% apontaram que a conveniência da internet era mais importante que o valor do produto/serviço. 49% baixaram aplicativos no último mês, sendo os mais baixados os de mensagens, mídias sociais e internet banking.

O principal uso da internet foi para o entretenimento, de acordo com 71% dos usuários entrevistados. As compras também tiveram destaque, representando 65% das respostas, assim como a comunicação, com 54%.

Segurança das redes sociais.

A utilização das redes sociais para fins criminosos causa apreensão: 97% dos entrevistados tinham algum tipo de preocupação, e 77% se mostraram muito ou extremamente receosos.

Este índice serve de referência mundial sobre o tema segurança. Existe um indicador de cada país pesquisado e um mundial, com uma escala que vai de 0 a 300, onde 300 aponta preocupação máxima e 0 a menor.

No Brasil, o índice foi de 189, acima da média mundial (173). Entre os brasileiros, a preocupação com o assunto foi grande entre homens (96%) e mulheres (98%), sendo acima da média (99%) entre adultos de 25 a 34 anos e de 45 a 54 anos (98%).

Transações digitais.

No ano passado, quatro entre dez brasileiros donos de cartão eram digitais. Mais de 58 mil compras pela internet ocorriam por hora no Brasil. Os setores mais relevantes foram Media Streaming e Transporte, principalmente pela disseminação dos aplicativos de táxis e carros compartilhados e dos serviços de compartilhamento de filmes, músicas e séries.

Conheça os brasileiros na internet

E qual o perfil do consumidor digital brasileiro? Os hábitos de compras foram definidos em três tipos: os ocasionais (51%), que consomem esporadicamente; os emergentes (39%), que já adotam esses canais no dia a dia; e os Super Digitais (10%), que realizam compras com frequência no mundo digital.

Brasil desconectado.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Internet.org, cerca de 70,5 milhões de brasileiros ainda não tem acesso á internet. Esse número representa 1/3 da população. O Brasil está em décimo lugar na lista de habitantes “offline”.

O estudo foi mais afundo e apurou fatores como disponibilidade e qualidade de conexão, por exemplo. Essa análise resultou em um ranking de internet inclusiva, que avaliou 75 países de todo o mundo. O Brasil ocupa o 18º lugar na classificação.

O objetivo da Elsys é aumentar o nível de internet inclusiva, conectando o país inteiro, inclusive as áreas mais afastadas dos centros urbanos que sofrem com indisponibilidade de sinal.

E você, qual é o seu perfil de consumidor na internet? Conte pra gente nos comentários!

Fontes: Unisys / Visa / Ibope / ABES

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