Produtos

Cemitério das redes sociais: qual delas você conhece?

Se você é uma dessas pessoas que têm vergonha de dizer que conhecem uma rede social extinta por ser muito antiga, leia este texto escondido dos jovenzinhos. Brincadeiras à parte, há redes sim que revelam a nossa idade e, se chegou ao nosso conhecimento, é porque fez um bom sucesso. Se curtiu o mIRC, por exemplo, a não ser que seja um nerd precoce, é provável que você esteja beirando os 40 anos.

E o que dizer do ICQ, do Fotolog, do MySpace e do saudoso Orkut? Mas o conceito de rede social é mais do que isso. Veja aqui no Wikipedia.

Listamos aqui três grandes sucessos em redes sociais num passado recente, ou nem tão recente assim. Fizeram um enorme alvoroço na vida das pessoas e, tempos depois, fecharam as portas.

1 – Friendster. Considerado a primeira rede social on-line do mundo, surgiu antes de 2002, ou seja, é anterior ao MySpace, ao Orkut e ao Facebook. Conseguiu 3 milhões de usuários, saiu na mídia internacional, mas depois perdeu mercado. Fez sucesso também no Brasil, embora muito menos que o Orkut.

2 – Formspring. Lançado em 2009, conquistou rapidamente adeptos como um quiz sobre o usuário, depois mudou de nome e caiu em desuso por não oferecer uma plataforma segura em dados e por dar vazão ao cyberbullying.

3 – Orkut. Um verdadeiro clássico para brasileiros. Um engenheiro do Google chamado Orkut lançou a rede que logo começou a fazer sucesso por aqui em 2004. “Scraps” e “testemunhais” eram uma febre, fora as comunidades. Fechou as portas em 30 de setembro de 2014, após resistir, por muito tempo, à ascensão do Facebook.

Sentiu nostalgia? E qual foi, pra você, a melhor rede de todos os tempos?

Comente em nossa postagem sobre este artigo no Facebook!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email

Conteúdos Relacionados